Apresentação

Obrigada por nos visitar! Esse blog foi feito para você que esta noiva ou que simplesmente adora casamentos e tudo mais relacionado com o tema...

Esse é um espaço interativo, para trocarmos idéias, opiniões e informações... Estamos à disposição para falarmos sobre o assunto e trocarmos muita experiência.

Fique de olho!!! Beijos!!!

Daniela Delfim


USINA DE EVENTOS...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Casamento Junino

"Tem casamento na roça
Oiá como é que é
É festança por demai de doida
Vai te inté rastapé "

A cerimônia de casamento caipira é uma manifestação realizada durante os festejos juninos.

Dependendo da região e estado do Brasil o Casamento Caipira é conhecido também por outros nomes como Casamento Matuto e Casamento na Roça.

O Casamento Caipira é uma paródia às cerimônias tradicionais. O cerimonial é precedido de um grande cortejo pelas ruas da cidade, onde os principais personagens da representação são: a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos, padrinhos, etc. O enlace caricaturado se desenvolve em meio à fugas do noivo, as indecisões da noiva e ameaças por parte dos pais, vigário e o delegado. Os textos apresentam uma linguagem libidinosa e os sermões contém forte conotações crítico-sociais. Após a celebração do casamento, inicia-se a quadrilha.

Mas, nos últimos anos, alguns casais tem aproveitado a época e o tema para oficializarem a união. Esses casamentos incorporam na cerimônia o espírito junino das festas juninas tradicionais. Para manter o casamento com um toque de requinte e sem perder o motivo caipira,investe-se na decoração, no menu, nas brincadeiras e nos trajes.

A cenografia talvez seja o item mais importante deste tipo de festa! As cores podem conter a combinação de tecidos de padronagem xadrez e tecidos lisos. O uso de vasos de certâmica, palha,flores de papel crepon e naturais para decorar dão um toque especial. Não pode faltar muitas bandeirolas, balões, fogueira, chita, tachos, tocheiros de bambu e muito mais...

Para o cardápio o banquete junino também é mantido, mas pede um pouco de sofisticação que garantam mais charme ao casamento. As idéias são tantas, que o casal deve apenas tomar cuidado para não se perder na organização dos detalhes. O casamento temático é encarado como uma festa em que tudo deve estar de acordo com a proposta; desde os convites até as lembrancinhas dos convidados.



Bolo de Casamento Junino


Foto dos Bonequinhos do Bolo


Foto da Mesa de Café


Foto da Mesa de Doces


Fotos da Mesa do Jantar

Foto da Cerimônia Religiosa I


Foto da Cerimônia Religiosa II

Foto da Saída dos Noivos

Foto do Bolo de Fitas de Santo Antônio

Foto da Brincadeira: Quem puxar a fita com a aliança será a próxima a casar...

Viva Santo Antônio!!!

Fotos: Emmibi

Mais informações sobre casamentos juninos acesse: http://www.noivacaipira.blogspot.com/

10 comentários:

  1. ADOREI ESSAS FOTOS .. MEU CASAMENTO SERÁ ESTILO JUNINO .. ESTAMOS MUITO ANCIOSOS .. SUAS DICAS SÃO OTIMAS ..
    SÓ UMA DUVIDA .. VC ACHA QUE UM CHURRASCO CAI BEM NUM CASAMENTO JUNINO .. QUEREMOS UM CHURRASCO .. MAS COM TODA A DECORAÇÃO DE SÃO JOÃO E TAMBÉM A MESA DO BOLO TODA EM ESTILO JUNINO ..

    AGUARDO RETORNO .. OBG ..

    ResponderExcluir
  2. Oi... Fico feliz que tenha gostado das matérias e dicas do blog.

    Com relação a sua dúvida, acho o churrasco uma boa escolha para o menu, principalmente se o casório for de dia. Mas, lembre-se dos vegetarianos. A noite, as festas pedem um pouco mais de requinte e por isso, caso opte pelo churrasco que o mesmo seja servido na forma de espetinhos. Outras opções interessantes sao os caldos: mandioca, feijão e verde. E claro, uma mesa de doces tradicional, com direito a doce de leite na palha, pé- de- moleque, quindim, curau, cajuzinho, canudinho de doce de leite, paçoca e muito mais. E a decoração bem temática, vale abusar de balões, lanternas, fogos (se for em local/espaço aberto), bandeirolas, palhas, chitas, flores de papel crepom, chapéu de palha e muito mais que a imaginação e a criatividade permitir.

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    Beijos,

    Daniela Delfim

    ResponderExcluir
  3. Moro no nordeste e pretendo fazer me casamento estilo junino,e de todas as pesquisas que fiz as suas dicas foram as melhores...Parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário e volte sempre. E depois envie as fotos do seu casório para postar no blog! Felicidades.
    Beijos,
    Daniela Delfim

    ResponderExcluir
  5. OLÁ. GOSTARIAMOS DE SUGESTÕES PARA CASAMENTO JUNINO (CONVITE, DECORAÇÃO, LEMBRANÇAS,ETC...). IGREJA SERÁ DECORAÇÃO TRADICIONAL. SALÃO DE FESTA, DECORAÇÃO TIPICA DE FESTA JUNINA.

    ResponderExcluir
  6. Oi moro junto com o meu noivo e gostaríamos de oficializar nosso casamento. Acontece que estamos com o orçamento apertado e me bateu a idéia de fazer o casamento junino, com todos os quitutes e bebidas típicas da festa, e também um churrasco para acompanhar. O que preciso saber é se o casamento junino além de mais divertido é também mais econômico? Obrigada e Parabéns pelo blog, tirei varias duvidas sobre o casamento.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Daniela
    Fiz um casamento junino para a minha filha que se casou em 18 de junho.Ficou maravilhoso, se quiser, podemos "trocar figurinhas"
    nicoletti
    nicoletti@glmturismo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer meu casamento junino, mas estou com duvida o que servir antes do almoço?

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber de eu como convidada o que usar

    ResponderExcluir

Adoro receber comentários, sugestões, ideias e palpites! Sendo assim, esse é um canal aberto. Fique à vontade! Porém, comentários deselegantes e que caracterizem publicidade pessoal ou de terceiros serão apagados. Agradeço a compreensão. Daniela Delfim.

Related Posts with Thumbnails