Apresentação

Obrigada por nos visitar! Esse blog foi feito para você que esta noiva ou que simplesmente adora casamentos e tudo mais relacionado com o tema...

Esse é um espaço interativo, para trocarmos idéias, opiniões e informações... Estamos à disposição para falarmos sobre o assunto e trocarmos muita experiência.

Fique de olho!!! Beijos!!!

Daniela Delfim


USINA DE EVENTOS...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Doces de Casamento


O bolo pode ser a estrela da festa, mas é na mesa de doces que ficam as maiores tentações de qualquer casamento. É básica a cena de tias e avós recheando suas bolsas com camafeus, bem-casados e outros quitutes açucarados. É difícil conter o entusiasmo ao avistar pilhas de maravilhas confeitadas com marzipã, fios de ovos, chocolate, coco e outros tantos recheios e sabores.

Além de coloridos, são um pecado. Mas não peque pelo excesso. Nem misture todas as opções na mesa de doces. É sempre elegante colocar os bem-casados numa mesa individualmente. E a posicione, de preferência, próxima à saída dos convidados.

De doce em doce, algumas experts neste mercado já conhecem de cor e salteado o comportamento das noivas que chegam alvoroçadas em seus ateliês e bufês. "Muitas delas chegam com a lista de doces, provados em outros casamentos ou indicados pelas amigas, nas mãos", conta Isabella Suplicy, umas das doceiras mais requisitadas de São Paulo, que de vez em quando, encanta as festas dos belo-horizontinos, que aposta no sucesso garantido dos doces clássicos, mas adora inventar novidades a cada temporada.

Copinhos com mousses de sabores variados - Ateliê Jean et Marie

"Camafeu, trouxinha de coco, doces de ovos e waffles de chocolate são sempre muito pedidos, mas noiva adora uma novidade também", explica Isabella. Por isso, ela não cansa de apresentar novas delícias às moças casadouras e às mães que costumam acompanhá-las na saga da escolha. Delícias recentes confeccionadas em seu ateliê de doces e bolos, aberto em 1995, são a rosa de doce-de-abóbora com fitas de coco e a casquinha de laranja kinkã recheada com doce de laranja e água de flor-de-laranjeira. Para este ano, ela aposta em um doce de inspiração oriental: uma flor de tâmara com recheio de brigadeiro de romã. Entre os clássicos, ela cita sua trufa ouro, recheada com brigadeirão caramelado e, segundo ela, a campeã de cópias não-autorizadas por outras doceiras.

Doces Franceses - Sonho Meu Chocolate

Doce também sofre o impacto de modismos. Já teve a onda das torres de brownies em formato de bolos de noiva, dos doces árabes e dos feitos à base de chocolate e de leite condensado - esta resistente até hoje. Na última edição da feira Casar, realizada no início do mês, doces com estas características foram avistados aos montes. Para Isabella Suplicy, é um erro apostar apenas em um sabor predominante em festas de casamento. "Uma boa mesa de doces tem de ter um pouco de tudo: nozes, damasco, chocolate, ovos...", explica. "É preciso pensar no gosto geral dos convidados e não só no gosto pessoal da noiva".

Medalhões de Nozes - Valmir Rodrigues
 
Cupcakes também têm sido bem requisitados nos ateliês de doces. Há também a onda recente dos macarrons, despertada pela euforia de Maria Antonieta na versão cinematográfica dirigida por Sofia Coppola, como substituto do tradicional bem casado. Os dois doces, afinal, têm em comum o fato de serem duas partes unidas por um recheio em comum - simbolismo de uniões doces e felizes.

Vasinhos com brigadeiro trufado - Giuliana Cupini  Trufas de gianduia com relo de ouro - Fifi Doces

Opções clássicas, inspiradas na pâtisserie francesa à parte, a chef Adriana Cymes, do bufê Arroz de Festa, não hesita em indicar às clientes doces com um gosto mais abrasileirado, como balinhas de leite, doces de frutas cristalizadas, bombocados e quindins. "Acho uma delícia rechear a mesa de doces com sabores familiares", diz. Mas ela sabe que a preferência das noivas ainda recai sobre os doces finos, os sabores clássicos e o indefectível chocolate. Por isso, seu cardápio de doces inclui delícias como: creme de chocolate branco com mascarpone e frutas vermelhas, macarrons, bem casados e o sofisticado calisson, uma versão provençal do marzipã: massa de óstia, recheio de massa de amêndoas e glacê branco. Mas, por enquanto, os doces só podem ser incluídos no serviço completo de seu bufê. "No ano que vem, terei estrutura para vender os doces separadamente", planeja.

 Trufas de Erva Cidreira - Buffet Arroz de Festa

Já quem prefere ir direto ao lugar incomum, endereços como o recém-inaugurado ateliê Jean e Marie são boas pedidas. Sob o comando do casal de chefs Patrícia e Michael Brock, o ateliê tem foco nos doces inspirados na tradição doceira francesa. A especialidade da casa, claro, são os macarrons. Mas miniaturas de tortas e copinhos recheados com mousses, geléias e bavaroises também fazem muito sucesso. "Nossos doces, além de gostosos, são muito visuais", explica Patrícia Brock.

Doces Miniaturas - Ateliê Jean et Marie

E não pense que acabou... Há muitas outras opções, sabores, recheios e modelos. E então, alguma dúvida? Já sabe o que escolher? Como calcular? E as forminhas? E as cores? Como montar a mesa? E as peças? E a decoração?


Geralmente os buffets recomendam o mínimo de 05 bombons por pessoa. No entanto, para a montagem de mesa de doces, cada vez mais sofisticadas, como pede a ocasião, sugiro que encomendem pelo menos 6 unidades por convidado. E aconselho que sirvam volante também, pois, sabemos que alguns convidados, acabam sabotando a mesa de doces antes da hora! Um gafe gravíssima por sinal! Sendo assim, aconselho colocar na mesa 60% do total, e os outros 40%, circular pelo salão.

Docinho de Amêndoas - Le Palais

Na hora de escolher os doces, ou seja, para a montagem da sua mesa de doces selecione primeiramente os clássicos  pelo menos um terço, como camafeu, nozes e caramelados; outro terço, combinações com chocolate, paixão de todas as noivas e o restante, artesanais ou novidades como os macarrons franceses e as mais novas tendências mundiais como as sobremesas na colher ou confeitados em taças.


" O Casamento é um evento sofisticado e único, não uma festa de aniversário comum, portanto, os doces também devem ser sofisticados." 
Seli Rigazzi, do Atliê Seli Rigazzi 

Por isso, vale a pena investir em qualidade e visual de dar água na boca, uma decoração gloriosa, onde harmonizamos cores, flores, peças onde são colocados os doces e as forminhas (modelos e cores). A iluminação também é importantíssima para dar o ar de glamour! Cheque este item com o decorador e com o responsável do local onde será a festa. É recomendado que a confeiteira converse com o decorador para que juntos possam visualizar e definir os detalhes do produto final: uma mesa de doces de arrasar!

 Rosas de Brigadeiros de nutella crocante-Tereza Nigri

* Forminhas para os doces: existem muitos modelos de forminhas, feitas em diversos tipos de papel (crepom, kraft,reciclado, etc), tecidos e até fibra natural. Os modelos são infinitos, e há também a possibilidade de modelos exclusivos. Podem ser na formação de flores, folhas, quadradinhas com fita de cetim, caixinhas, detalhes com orquídeas de tecido... È de enlouquecer!!! A gama de cores também é bastante diversificada e com certeza não será difícil encontrar os melhores tons para se adequar à sua decoração. Neste item também aconselho conversar com o decorador, pois dependendo das cores das flores, o ideal é optar por cores mais neutras nas forminhas dos doces. Ou simplesmente ousar.


* Suportes para Exposição dos docinhos: existem vários tipos e modelos de peças expositoras em vidro, madeira, cerâmica, espelho, etc. Uma mesa de vidro, por exemplo, fica linda com peças de vidro, em diversas alturas para dar movimento à decoração. Uma mesa de madeira fica gloriosa com peças de cerâmica e com peças de vidro também. Dependendo do estilo da sua festa, você pode usar até peças feitas com bambu, acrílico, espelhos, cristais, muranos e outros materiais inusitados.


Enfim, chegou o momento de experimentar! Degustar! 
Related Posts with Thumbnails