Apresentação

Obrigada por nos visitar! Esse blog foi feito para você que esta noiva ou que simplesmente adora casamentos e tudo mais relacionado com o tema...

Esse é um espaço interativo, para trocarmos idéias, opiniões e informações... Estamos à disposição para falarmos sobre o assunto e trocarmos muita experiência.

Fique de olho!!! Beijos!!!

Daniela Delfim


USINA DE EVENTOS...

domingo, 10 de maio de 2009

Lembranças - Ecologicamente Corretas


Lembrança Viva

Cada vez mais os noivos procuram idéias para terem um casamento original. Surpreenda os seus convidados com um casamento ecologicamente responsável. Além de estar cada vez mais in, contribuirá para preservar o planeta. E porque não aproveitar este dia para plantar uma árvore? Daqui a alguns anos, essa árvore será fruto do amor de vocês e poderá servir como marco histórico! Invista nessa ideia.


Bonsai


Você quer uma ideia bem original de lembrancinha para o seu casamento? Bonsais. O motivo? São vários, o que torna tudo mais autêntico e personalizado. Contato com a natureza e paisagismo. E por último, porque é uma lembrancinha ímpar e algo que as pessoas realmente irão adorar. E claro, os convidados jamais esquecerão deste dia mágico.

Além disso, é uma lembrança de verdade, que pode durar a vida inteira se for cuidado com carinho e dedicação, assim como o casamento!

Sementes Diversas

Ofereçam aos convidados lembranças ecológicas, tais como sementes para plantar uma árvore, uma planta, flores, chá orgânico... Super delicado!!!

Mudas

Quando se trata de mudinhas, além de eco-friendly as lembrancinhas se adaptam a [quase] qualquer festa! Podem ser colocadas em vasinhos, amarradas em juta, paninhos estampados, taças de vidro... Não importa, são sempre lindinhas!


Vasos de Plantas, Flores ou Pimenta


Os vasinhos de violeta são um charme! Mas, pode ser escolhidas outras flores como kalanchoe, margarida, hortênsias, musgos, temperos entre outras. Inclusive, pode optar por pimenta, para espantar mau-olhado... Os vasinhos devem ser foram forrados com um papel personalizado, juta, algodão cru ou apenas um laço de fita. Ainda podem receber um cartão de agradecimento. Ou um palitinho... Um luxo só!

Tradições: Elas não podem faltar

Conheça o significado das superstições e histórias que fazem parte do grande dia!

O casamento é um acontecimento cercado de tradições e misticismos. Ao longo dos anos, foram se acumulando simbolismos, superstições e histórias que fazem de cada evento um acontecimento especial. Conheça algumas tradições e seus significados:

Começando pelo altar: A noiva ao lado esquerdo do noivo é uma tradição que teve início na Idade Média. Acreditava-se que o homem poderia defender a noiva com o braço direito caso alguém quisesse roubá-la e ela deste lado também afastava o risco de infidelidade.

Bolo de fitas: Elaborado especialmente para o chá-de-cozinha, o bolo assado com várias tiras de tecido com as pontas para fora é uma tradição que vem sendo passada ao longo dos anos. As amigas da noiva puxam as fitas e tentam encontrar uma aliança que está amarrada em uma das tirinhas, dentro do bolo. A moça que puxar a fita com o anel, será a próxima a casar.


Vestido branco de noiva: Foi a rainha Vitória, no século XIX, que começou a tradição do vestido branco. Ela padronizou a cor, lançando moda às noivas, que passaram a usar o branco e variações da cor, como champagne e marfim. Com o passar do tempo, o branco tornou-se o preferido, por transmitir pureza, castidade e inocência. Atualmente, algumas noivas inovam e usam vestidos coloridos, com toques de vermelho, azul e até amarelo.


Nomes na barra do vestido da noiva: Existe uma tradição baiana que diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga atrai casamento. A cantora Ivete Sangalo, a apresentadora Adriane Galisteu e as atrizes Samara Felippo e Fernanda Rodrigues já tiveram seus nomes bordados na cauda do vestido de uma noiva amiga. A atriz Suzana Werner, quando casou com o goleiro do Flamengo, Júlio César, fez questão de prender na barra do vestido de noiva, um papel com o nome de todas as amigas que ainda estão solteiras. A tradição é bem clara: as amigas que estiverem com o nome na barra do vestido da noiva, se casarão em breve.

Véu da noiva: O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores.
 
Pérolas: Não use nada com pérolas no seu casamento, pois isso pode simbolizar lágrimas na vida de casada.


Alguma coisa nova, alguma coisa velha, alguma coisa azul e alguma coisa emprestada: Com origem nos Estados Unidos, diz a tradição que a noiva deve usar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul no dia do casamento.O item velho simboliza a transição na vida da noiva, de solteira para casada e remete à família. Muitas noivas usam o vestido de noiva que foi da mãe ou da avó, o véu ou uma jóia de família.A peça nova se refere ao futuro da noiva a partir daquele momento. Sapatos ou acessórios novos podem dar um toque de feminilidade e glamour. O objeto emprestado pode ser de uma amiga ou de algum familiar que tenha um casamento feliz e duradouro. Diz a tradição que esta alegria será repassada adiante. O elemento azul é sinônimo de fidelidade e pureza no amor. Pode ser uma fita amarrada na lingerie, uma cinta-liga azul ou uma jóia nesta cor.


Flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos: A flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos, geralmente é um cravo. Ela simboliza a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos. Os padrinhos podem usar a flor em tom avermelhado, enquanto o pai e o noivo costumam usar cores claras, como o branco.



Moeda no sapato da noiva: Segundo o costume antigo, a moeda simboliza prosperidade, riqueza e homenageia a deusa da castidade, Diana. A noiva também pode distribuir pedaços do véu para as amigas, com o objetivo de compartilhar a boa sorte. A moda atualmente é a distribuição de mini-véus para todas as convidadas, na hora de jogar o buquê.

Jogar o buquê: O buquê da noiva sempre está relacionado com a personalidade da moça, a decoração do evento e o estilo do casamento. O objetivo do buquê é gerar harmonia e perfumar a vida do casal. Antigamente, os arranjos mesclavam flores e espinhos, pois, as flores atrairiam felicidade, enquanto os espinhos espantariam os maus espíritos. Acredita-se que somente as camponesas e moças mais humildes casavam com buquê de flores. As
famílias mais ricas presenteavam as noivas com jóias, como terços feitos de ouro e diamantes, para serem carregados durante a cerimônia. Jogar o buquê significa querer compartilhar sua felicidade com os amigos. “Os gregos e romanos usavam antigamente alho e ervas ou grãos no buquê, pois acreditavam que afastava os maus espíritos e garantia um casamento próspero”, garantiu a consultora de casamentos Márcia Possik.
Alianças de casamento: Começando nos Estados Unidos, o costume do noivo pedir a mão da amada em casamento e presenteá-la com um anel solitário de diamante ou outra pedra preciosa também já virou moda no Brasil. Na antiguidade, o diamante era chamado de pedra de Vênus, a deusa do amor e da prosperidade.Atualmente é comum o uso de modelos de alianças lisas de ouro amarelo ou ouro branco, no quarto dedo da mão esquerda. Símbolo de união, amor, carinho e principalmente compromisso, o uso de alianças tem origem no Egito antigo, onde os faraós acreditavam que o círculo era um símbolo da eternidade. O uso no quarto dedo da mão esquerda se deve à crença dos egípcios de que uma veia passa nesse dedo e vai direto ao coração.
Chuva de arroz: Os noivos recebem as bênçãos e dão os primeiros passos como marido e mulher. Nada mais bonito e romântico do que uma chuva de arroz na saída da igreja para celebrar este momento sublime. O arroz é símbolo de frutificação, prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e
felicidade para os chineses e hindus. As pétalas de flores também são usadas para homenagear os noivos. Seja qual for a maneira de compartilhar este momento feliz, jogando flores, arroz, bolhas de sabão ou mini-corações de papel, o importante é festejar!



Bolo dos noivos: Branco ou colorido, doce, decorado e com recheios diferentes, o bolo de casamento é indispensável nas festas. Ele faz parte até mesmo das celebrações mais simples, onde os noivos comemoram apenas com um bolo e um brinde com champagne. Conta a lenda que antigamente, todos os convidados levavam pedaços de bolo para os casamentos, que eram empilhados até formar uma pirâmide. Até o dia que um padeiro teve a idéia de confeitar os pedaços de bolo juntos, formando um bolo de vários andares. Esta tradição tornou-se freqüente nos casamentos até os dias atuais.

Noivinhos no topo do bolo: Divertidos ou clássicos, as miniaturas dos noivos ou caricaturas sempre retratam uma cena que ficou na memória do casal ou contam um pouco de sua história. Antigamente, eram usados modelos padrões, feitos de resina ou porcelana. Com a chegada do biscuit, os noivinhos personalizados ganharam destaque nos casamentos. Os noivinhos para o topo de bolo combinam com todos os estilos de casamento e decoração.
Bem-casados: Miniaturas do bolo da noiva em porções individuais, o bem-casado é símbolo da união e da elegância. Feito normalmente com pão-de-ló e recheado com diversos sabores (o mais tradicional é o recheio de doce-de-leite), o doce é coberto por uma calda caramelada. O bem-casado virou lembrancinha, com recheio de baba-de-moça, doces de diversas frutas e até geléias. Ele simboliza a união eterna do casal.


Macarrons: O doce nasceu em Veneza, na Itália e se tornou muito popular na França. A massa é feita a base de amêndoas, açúcar e claras. No Brasil, são muito comuns recheios tropicais, como frutas (banana, maracujá e capuaçu) e chocolate. Muitas vezes substituem o bem-casado e são usados também como parte da decoração, pois suas mais variadas cores alegram o ambiente.
Amêndoas: As amêndoas são muito comuns no casamento árabe e italiano. No Brasil, o costume é oferecer no final da cerimônia, seja no lugar dos bem-casados, em sopeiras na mesa dos doces ou dentro de uma caixinha decorada, como lembrancinha. O significado não muda: as amêndoas simbolizam a sorte e felicidade do casal. Muitos noivos também enviam amêndoas no convite de casamento ou junto com o cartão de agradecimento.

Carregar a noiva no colo: Acredita-se que a noiva atrai azar se entrar no novo lar com o pé esquerdo. Sendo assim, para evitar esta onda de má sorte, o noivo carrega a amada no colo até dentro da casa. O objetivo é evitar maus espíritos e espantar a crença que se a noiva cair na entrada de casa, terá um casamento infeliz.


Cortar a gravata do noivo: Os amigos do noivo se reúnem e passam de mesa em mesa, pedindo um dinheiro extra para ajudar os noivos a pagar a lua-de-mel. Padrinhos e parentes “vendem” pedacinhos da gravata em troca de uma pequena contribuição financeira. Cada vez que arrecadam dinheiro, cortam um pedaço da gravata do noivo e dão de lembrança para o convidado, como agradecimento. Atualmente, para evitar que a gravata do noivo seja estragada, são usadas mini-gravatas ou réplicas da gravata do noivo. Muitas vezes, as gravatinhas têm o mesmo tecido e a mesma estampa da gravata original do noivo.


Lua-de-mel: Conta a lenda antiga que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos, para atrair sorte e paixão eterna. A história também possui a versão de que na era primitiva, os povos se casavam somente quando a lua estava cheia e eram obrigados a beber uma mistura a base de mel, para deixar o relacionamento romântico e o casal sempre unido. Hoje, os noivos planejam uma viagem romântica para descansar e comemorar o início desta nova fase do relacionamento.
Related Posts with Thumbnails