Apresentação

Obrigada por nos visitar! Esse blog foi feito para você que esta noiva ou que simplesmente adora casamentos e tudo mais relacionado com o tema...

Esse é um espaço interativo, para trocarmos idéias, opiniões e informações... Estamos à disposição para falarmos sobre o assunto e trocarmos muita experiência.

Fique de olho!!! Beijos!!!

Daniela Delfim


USINA DE EVENTOS...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Casamento Junino

"Tem casamento na roça
Oiá como é que é
É festança por demai de doida
Vai te inté rastapé "

A cerimônia de casamento caipira é uma manifestação realizada durante os festejos juninos.

Dependendo da região e estado do Brasil o Casamento Caipira é conhecido também por outros nomes como Casamento Matuto e Casamento na Roça.

O Casamento Caipira é uma paródia às cerimônias tradicionais. O cerimonial é precedido de um grande cortejo pelas ruas da cidade, onde os principais personagens da representação são: a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos, padrinhos, etc. O enlace caricaturado se desenvolve em meio à fugas do noivo, as indecisões da noiva e ameaças por parte dos pais, vigário e o delegado. Os textos apresentam uma linguagem libidinosa e os sermões contém forte conotações crítico-sociais. Após a celebração do casamento, inicia-se a quadrilha.

Mas, nos últimos anos, alguns casais tem aproveitado a época e o tema para oficializarem a união. Esses casamentos incorporam na cerimônia o espírito junino das festas juninas tradicionais. Para manter o casamento com um toque de requinte e sem perder o motivo caipira,investe-se na decoração, no menu, nas brincadeiras e nos trajes.

A cenografia talvez seja o item mais importante deste tipo de festa! As cores podem conter a combinação de tecidos de padronagem xadrez e tecidos lisos. O uso de vasos de certâmica, palha,flores de papel crepon e naturais para decorar dão um toque especial. Não pode faltar muitas bandeirolas, balões, fogueira, chita, tachos, tocheiros de bambu e muito mais...

Para o cardápio o banquete junino também é mantido, mas pede um pouco de sofisticação que garantam mais charme ao casamento. As idéias são tantas, que o casal deve apenas tomar cuidado para não se perder na organização dos detalhes. O casamento temático é encarado como uma festa em que tudo deve estar de acordo com a proposta; desde os convites até as lembrancinhas dos convidados.



Bolo de Casamento Junino


Foto dos Bonequinhos do Bolo


Foto da Mesa de Café


Foto da Mesa de Doces


Fotos da Mesa do Jantar

Foto da Cerimônia Religiosa I


Foto da Cerimônia Religiosa II

Foto da Saída dos Noivos

Foto do Bolo de Fitas de Santo Antônio

Foto da Brincadeira: Quem puxar a fita com a aliança será a próxima a casar...

Viva Santo Antônio!!!

Fotos: Emmibi

Mais informações sobre casamentos juninos acesse: http://www.noivacaipira.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails