Apresentação

Obrigada por nos visitar! Esse blog foi feito para você que esta noiva ou que simplesmente adora casamentos e tudo mais relacionado com o tema...

Esse é um espaço interativo, para trocarmos idéias, opiniões e informações... Estamos à disposição para falarmos sobre o assunto e trocarmos muita experiência.

Fique de olho!!! Beijos!!!

Daniela Delfim


USINA DE EVENTOS...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Anunciando com Estilo





Um pequeno pedaço de papel pode trazer mais do que apenas uma mensagem, ele pode ser um convite. Uma verdadeira honra para quem recebe e um extremo prazer para quem o entrega.

O Convite impresso é um dos modos mais elegantes de solicitar o comparecimento de pessoas em eventos ou comemorações. As cores, o papel, o tamanho, o tipo de impressão, a letra, o envelope, o lacre e até mesmo o prazo, a forma de entrega e os dizeres devem ser escolhidos com o máximo de carinho pelos noivos. Afinal, este é o primeiro contato com os convidados, e é por essa razão que ele deve traduzir toda a atmosfera da cerimônia, como se fosse uma orientação ao convidado.

Dessa forma, conseguem definir a formalidade ou informalidade da ocasião, deve ser elaborado cuidadosamente, observando desde o design às formas de tratamento e títulos adequados, aliados a um texto objetivo e informações completas.

Criar é uma arte, portanto, é aconselhável que os convites para ocasiões especiais sejam encomendados a profissionais especializados. Os designers são grandes conhecedores das ferramentas de editoração e de recursos que irão enriquecer os efeitos de suas criações com: fontes, cores, papéis, texturas, efeitos, entre outros.

Um convite bem elaborado precisa ter arte, estética, distribuição gráfica do texto e das demais informações adicionais a serem impressas.

Se você tiver a intenção de elaborar seus convites de casamento, é aconselhável não ousar nos recursos, para não poluir. Lembre-se que menos pode ser mais. Portanto, opte pelo visual clean na criação; prefira os papéis de cores neutras, como branco, creme, cru, palha, sem texturas, fontes legíveis e limpas, tinta de cor preta e retículas do preto. Deixe de lado os acabamentos muito rebuscados, como bordas, sombreamentos, ilustrações, mais de um tipo de fonte, e capriche na redação do texto.

Atualmente, o mercado oferece diversas opções de papéis, tanto nacionais como importados. Visite uma gráfica e veja de perto as características específicas de cada produto como: modelos de papéis, texturas, efeitos de pintura, cores e gramaturas. Essa informação facilitará e tornará até mais agradável a tarefa de escolha do papel que você julgará necessária ao estilo do seu convite, considerando também o estilo da noiva, a hora e o local do casamento.

Os formatos podem variar de acordo com o gosto de cada noiva, que vão dos quadrados aos retangulares – na vertical ou na horizontal –, duplos ou simples, com cortes especiais. No entanto, os convites mais finos ainda são os tradicionais de tamanho grande – Sugestão: 21 x 29,5 cm, 19,5 x 27,5 cm, 17,5 x 24,5 cm –, na cor branca ou nos tons de marfim. Os preços irão variar de acordo com a dimensão, tipo de papel escolhido, efeitos, texturas e formato.

O texto é a essência do convite, pois trás todas as informações, portanto entregue-o a bons profissionais e não deixe de fazer a revisão da redação, um pequeno erro que seja pode comprometer seu evento, sem contar nos transtornos tanto emocionais como financeiros.
As informações que devem compor o corpo do texto são: quem convida, nome do convidado, motivo do convite, data, horário e local do evento, traje, espaço com referenciais para confirmação de presenças e informações complementares.


O convite é o primeiro sinal formal de que realmente vocês irão se casar. Sendo assim, na hora de escolher os convites lembre-se: eles são a apresentação do seu casamento, portanto escolha-os com muito cuidado. Isso não significa que você deva escolher o modelo mais caro. Faça orçamentos com várias gráficas para checar tanto o preço quanto a qualidade do serviço.

Uma dica importante: A maioria das gráficas especializadas em casamentos, fazem os “pacotes de impressos”, ou seja, ao encomendar seus convites para o casamento, eles podem lhe dar de cortesia os vale-empadas, os cartões contendo o endereço da nova casa ou ainda os convites para o chá - de- panela. Dessa forma, negocie esses detalhes.


Sendo assim, na hora de assinar o contrato confira se todos os itens estão discriminados, como:
  1. Passe para a gráfica todas as informações a serem impressas nos convites de forma bem clara e certifique-se que em caso de erro, vocês receberão novos convites sem pagar nada a mais por isso.

  2. Quantidade de convites (Encomende alguns convites extras para os convidados de última hora).

  3. Quantidade de envelopes (Encomende mais envelopes do que convites, pois erra-se muito na hora de sobrescritar).

  4. Prazo de entrega.

  5. Em caso de erros deles para sobrescritar, que não seja cobrada a segunda leva.

  6. Quantos convites extras podem ser pedidos dentro do mesmo orçamento?
  7. Data da entrega da primeira prova (No mínimo dois meses antes da data, pois se houver erro é preciso tempo para corrigir).



Formato do Convite

Os formatos podem variar de acordo com o gosto dos noivos: quadrados, retangulares – na vertical ou na horizontal – duplos ou simples, com cortes especiais.



Tamanho do Convite

O tamanho do convite é sempre uma dúvida do casal. Algumas pessoas acreditam que quanto maior o convite mais chique. Mas, isso não é verdade. É, sim, mais caro. Lembre-se: qualquer que seja o modelo escolhido não deverá ser pequeno ou grande demais. O ideal são os de 20 x 16 cm até 20 x 26 cm, maior do que isso é exagero.

Tipo de Papel

Escolha um papel de boa qualidade. Uma boa opção pode ser o vergé ou couché, usualmente nos tons pastéis, no entanto atualmente com as novas tendências do mercado essa prática deixou de ser uma regra, pois os convites coloridos estão em evidência.

Tipo de Letra

Prefira letras mais simples, nas cores preta ou grafite para os tons mais claros, e as douradas e prateadas para os tons escuros. Estas são bem legíveis e você não correrá o risco de errar.

Monograma ou não?


A inserção de monogramas nos convites/envelopes não é obrigatória, mas dá um toque de sofisticação. Assim, se você for uma noiva tradicional, não deixe faltar este detalhe que engrandecerá ainda mais este momento tão especial!


Tipo de Impressão

Na hora de escolher o tipo de impressão tome cuidado com as de muito brilho, as mais utilizadas são as de relevo americano que não são tão caras e ficam ótimas.

Outras dicas:

  1. Examine o mostruário de convites impressos pela gráfica para avaliar seu padrão de qualidade.
  2. Evite anexar vários tipos de impressos ao convite. Envie, no máximo, o mapa da igreja e do local da festa para os convidados que moram em outras cidades.
  3. Se for necessário adiar o casamento, os convidados deverão ser comunicados por telegrama. Para os mais íntimos o aviso pode ser dado por telefone.
  4. Caso o noivado seja desfeito e os convites já tenham sido entregues, cabe aos ex-noivos entrarem em contato com seus respectivos convidados avisando da anulação do casamento.
  5. O cartãozinho (R.S.V.P.) são encomendados juntos e embutidos no preço do Convite. (R.S.V.P. é a abreviação do francês “répondez, s’il vous plaît” , que significa confirmar presença). Deverá constar nome e telefone para a confirmação.
  6. A prova do convite só deverá ser liberada depois de ter certeza de que não há erros de digitação e ortografia.
  7. O ideal e correto é que sejam convidados para a festa todos os que forem convidados para a igreja. O certo é que cada família tenha o direito de convidar 25% do total e os noivos os 50% restantes.
  8. Os envelopes deverão ser sobrescritos à mão. Se puder, contrate um calígrafo para endereçar os convites. Vale a pena! Expressões como Ilustríssimo e Excelentíssimo caíram em desuso; coloque apenas Sr. e Sra. Fulano, Sr. Fulano e família, Sr fulano e Sra.
  9. Entregue-os em mãos com um mês de antecedência para os convidados que moram em sua cidade. Para os demais, envie-os pelo correio dentro de outro envelope, constando no envelope externo o nome e o endereço do convidado; e no interno, apenas o nome do convidado, nunca o endereço. O mesmo procedimento vale para convites por entregas protocolares, neste caso, os dois envelopes terão o valor de “entregue em mãos.”
  10. Muitos pensam que pais e padrinhos estão "automaticamente" convidados para a cerimônia. Estes certamente ficarão muito felizes em receber o convite impresso, assim como os outros convidados.
  11. Vale lembrar que é extremamente deselegante anexar ao convite um cartãozinho da loja onde se encontra a lista de presentes do casal.
  12. Guarde uma cópia para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber comentários, sugestões, ideias e palpites! Sendo assim, esse é um canal aberto. Fique à vontade! Porém, comentários deselegantes e que caracterizem publicidade pessoal ou de terceiros serão apagados. Agradeço a compreensão. Daniela Delfim.

Related Posts with Thumbnails